As mulheres envelhecem mais lentamente que os homens?

As mulheres envelhecem mais lentamente que os homens?

Diferenças de sexo foram observadas em muitas áreas do cérebro. Um estudo recente investigou as diferenças sexuais em como nossos cérebros envelhecem. Um cérebro humano normal perde volume, espessura cortical e sinapses à medida que envelhece. O cérebro é metabolicamente exigente. Ele utiliza 20 a 25% da taxa total de consumo de glicose corporal, mas representa apenas 2% do peso corporal. O envelhecimento está relacionado a um declínio no metabolismo geral, incluindo o cérebro. Um decréscimo do metabolismo cerebral não é benigno. Um cérebro mais jovem mostra mais metabolismo que um mais antigo.

Em um estudo recente1, os pesquisadores usaram imagens PET para analisar o metabolismo nos cérebros de mais de 200 homens e mulheres saudáveis ​​entre 20 e 82 anos de idade. Eles usaram o aprendizado de máquina para prever a idade do cérebro usando dados dos indivíduos do sexo masculino. Terapia de Casal Copacabana. A aprendizagem de máquina foi capaz de prever a idade dos participantes com alta precisão, houve uma correlação de 0,89 entre a idade prevista e a idade real para os homens.

Curiosamente, este não foi o caso de participantes do sexo feminino! Quando alimentaram os dados do algoritmo de aprendizado de máquina treinado dos sujeitos femininos, a correlação entre a idade real e a prevista foi muito mais fraca. As previsões foram consistentemente mais jovens para os cérebros femininos, cerca de 4 anos em média. Por exemplo, uma mulher de 70 anos é equivalente a um homem de 66 anos. Os dados sugerem que ao longo da vida adulta, o cérebro feminino normal é mais jovem.

O que isso significa em termos de habilidades à medida que envelhecemos? Quanto mais jovem for um cérebro, mais resiliente será à medida que envelhece. Portanto, as mulheres devem mostrar mais resiliência aos decrementos relacionados à idade. Terapia de Casal Copacabana. Isso é precisamente o que o estudo Longitudinal do envelhecimento de Baltimore encontrou. As mulheres superaram os homens em muitas tarefas cognitivas2. As diferenças no metabolismo cerebral também podem ser um marcador para o declínio neurocognitivo e doenças como a doença de Alzheimer.

Por que existem diferenças sexuais no metabolismo do cérebro? Embora as razões exatas ainda não sejam conhecidas, os autores propuseram que os hormônios poderiam ser os culpados. Demonstrou-se que o estrogênio aumenta a plasticidade que pode estar relacionada ao metabolismo adaptativo jovem do cérebro nas fêmeas. Terapia de Casal Copacabana. Quando o estrogênio cai na pós-menopausa, o metabolismo do cérebro também aumenta. Infelizmente, esta redução do estrogênio relacionada à menopausa pode ser prejudicial para algumas mulheres. A pesquisa do Dr. Brinton mostra que a queda no metabolismo do cérebro é mais acentuada para as mulheres que carregam uma determinada variante genética chamada APOE43.

Pesquisas futuras podem responder a muitas dessas questões pouco compreendidas. Seria interessante descobrir maneiras de desacelerar a diminuição do metabolismo cerebral.

 

Fonte

Share